Dicas para começar a praticar atividades físicas
Muitas pessoas começam a praticar esportes ou qualquer outra atividade física por motivos de ganho de massa muscular, redução de peso, entre outras razões. Mas é importante destacar que a prática de atividades físicas vai muito além de questões físicas ou estéticas.
As atividades físicas regulares diminuem o risco de doenças cardiovasculares e também ajudam no combate a doenças crônicas.
As vantagens não são só físicas, mas também psicológicas! Fazer exercícios reduz o estresse, melhora o humor e promove a sensação de bem-estar com a liberação de hormônios benéficos para nosso organismo.
E já que a motivação é parte fundamental na adoção de um novo hábito, preparamos um miniguia com 11 dicas para ajudar quem ainda está iniciando sua rotina de exercícios:
1. Iniciantes devem começar com atividades mais leves. Vá aos poucos e aumente a intensidade ou o ritmo com o passar das semanas.
2. Vale chamar quem mora com você ou algum amigo para entrar nessa também, mesmo que seja cada um em sua casa: assim vocês motivam um ao outro!
3. Crie metas realistas para si mesmo. Você não vai ser atleta na primeira semana, e tudo bem. Fazer algo é melhor do que não fazer nada.
4. Use o tempo dos afazeres domésticos para se exercitar se preferir. Coloque uma música e deixe o corpo se mexer.
5. Sua prática deve ser regular para ter efeito na saúde. De acordo com a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), adultos devem praticar a média semanal de 150 a 300 minutos de atividade física moderada ou de 75 a 150 minutos de atividade física intensa.
6. Respeite os limites do seu próprio corpo. O incômodo muscular no começo é normal, mas se estiver sentindo muitas dores, como na região lombar, por exemplo, algo está errado.
7. Sempre cuide da alimentação para ter um desempenho melhor durante seus treinos e recuperar as energias após a atividade física.
8. Procure lugares próximos à sua casa se for treinar em academias. Não depender de grandes deslocamentos facilita a manutenção do hábito.
9. Alongamento também é um exercício importante. Separe um momento ou alguns dos dias de exercício para essa prática.
10. Mantenha o corpo hidratado, o suor faz o organismo perder água.
E, se você funciona melhor com prazos, vale determinar dias e horários fixos da semana para fazer seus exercícios. Do contrário, faça na hora que tiver tempo, pois o importante é praticar! O autoconhecimento é fundamental nessa hora.