9 Dicas para manter sua rotina de exercícios no final do ano

O final do ano é sinônimo de celebrações, família, amigos e, muitas vezes, uma pausa na rotina intensa do dia a dia e uma pausa da prática de atividades físicas. Mesmo sem ir à academia de musculação ou sem praticar seus esportes regulares, é importante manter as atividades físicas para cuidar do bem-estar e da saúde física e mental.

Pensando nisso, explicamos por que é importante manter uma rotina de atividades e reunimos algumas dicas práticas para ajudar você a não perder o ritmo e começar o próximo ano com mais disposição e bem-estar.

 

Por que se manter ativo no fim do ano?

Os benefícios da atividade física são inúmeros, e vão além da estética. Manter o corpo em movimento durante o período de festas ajuda a:

 

Dicas para manter a rotina de exercícios durante o final de ano

1. Caminhadas ao ar livre

O recesso de final de ano é uma ótima oportunidade para explorar a cidade a pé e as caminhadas também podem ajudar no controle de peso. Parques, praças e calçadões são locais ideais para realizar caminhadas leves ou intensas, dependendo do seu nível de condicionamento físico. Escolha locais arborizados para aproveitar o contato com a natureza e, se possível, convide amigos ou familiares para participar da atividade.

Dica Extra: defina metas de passos diários usando aplicativos de contagem de passos, o que pode incentivar você a se manter mais ativo.

 

2. Exercícios funcionais em casa

Mesmo sem academia, é possível realizar uma boa sessão de exercícios funcionais no conforto de casa. Com o peso do próprio corpo, você pode fazer agachamentos, flexões, abdominais e pranchas. Se quiser intensificar os treinos, utilize objetos de casa, como garrafas de água ou mochilas com peso.

Sugestão de treino funcional:

3 séries de 15 agachamentos;

3 séries de 20 abdominais;

3 séries de 10 flexões de braço;

3 séries de 30 segundos de prancha.

Com 20 a 30 minutos por dia, você consegue manter o corpo ativo e gastar energia mesmo longe da academia.

 

3. Substitua o elevador pelas escadas

Se você mora em um prédio ou visita amigos e familiares que moram em apartamentos, aproveite para trocar o elevador pelas escadas. Subir e descer escadas é uma atividade física poderosa, que fortalece as pernas, glúteos e o sistema cardiovascular.

Desafio prático: Suba as escadas até o andar onde mora sem utilizar o elevador ao menos uma vez por dia. Caso isso pareça fácil, suba dois degraus por vez para aumentar a intensidade.

 

4. Brincadeiras com crianças e pets

Se você tem filhos, sobrinhos ou animais de estimação, aproveite o recesso para brincar com eles. Atividades como correr, jogar bola ou pular corda ajudam a queimar calorias e estimulam o corpo. Além disso, são momentos de diversão e conexão com a família.

Dica Extra: Experimente jogos de movimento, como “esconde-esconde” ou “pula-síço”. Essas atividades parecem infantis, mas podem ser bastante desgastantes e, ao mesmo tempo, muito divertidas.

 

5. Desafios de mobilidade e alongamento

Se você não quer realizar treinos intensos, aposte nos alongamentos e exercícios de mobilidade. Além de ajudar a relaxar o corpo, eles evitam dores musculares e melhoram a postura, que pode ser prejudicada pelo excesso de tempo sentado.

Sugestão de alongamento:

3 séries de 30 segundos de alongamento de pernas;

3 séries de 30 segundos de alongamento de braços e ombros;

3 séries de 30 segundos de alongamento de coluna (pose de “gato e vaca”).

 

6. Utilize aplicativos de treino

Se você precisa de orientação para manter uma rotina de treinos, aplicativos de treino podem ser uma boa solução. Existem opções gratuitas que oferecem treinos diários de diferentes intensidades e duracões. Essa é uma alternativa eficiente para quem não quer perder tempo planejando o próximo exercício.

Dica Extra: O aplicativo Opengym é uma excelente opção para quem quer treinar em diferentes academias sem precisar de mensalidade. Durante o recesso, você pode aproveitar para conhecer novas academias da sua cidade e se manter em movimento.

 

7. Práticas de ioga e meditação ativa

A ioga não apenas relaxa a mente, mas também fortalece o corpo. Existem vários estilos de ioga que podem ser adaptados para diferentes objetivos, desde relaxamento até fortalecimento muscular. No YouTube, é possível encontrar vídeos gratuitos com aulas completas.

Dica Extra: Comece o dia com uma sessão de ioga de 20 minutos para aumentar sua energia e flexibilidade.

 

8. Rotina de desafios pessoais

Estabeleça pequenas metas diárias para se desafiar. Pode ser realizar 50 agachamentos por dia ou 100 flexões durante o período de recesso. Esses pequenos desafios tornam o exercício mais interessante e ajudam a manter a disciplina.

Dica Extra: Compartilhe seu desafio com amigos ou familiares para ganhar apoio e motivação.

 

9. Foco na consistência, não na intensidade

Lembre-se de que o mais importante é se manter em movimento. Não se preocupe em realizar treinos intensos todos os dias. O objetivo é evitar o sedentarismo e garantir que você continue ativo durante o recesso. Movimentos simples já contribuem para a manutenção do condicionamento.

 

É possível encontrar diversas opções de atividades físicas, mesmo durante o período de festas. Não se esqueça de que o importante é se manter em movimento e aproveitar para cuidar da sua saúde física e mental.

Inscreva-se grátis em nossa newsletter.