Dicas de alimentos para depois do treino
Foi à academia e quer recuperar as energia de uma forma saudável? Sabia que comer é uma das coisas mais importantes para você fazer depois do treino? Depois de praticar exercícios físicos, o corpo precisa se manter energizado e hidratado.
Mas, calma, não adianta pensar que qualquer alimento pode ajudar no pós-treino de uma forma saudável. Existem alimentos certos para dar aquela força na hora de acelerar a recuperação do seu corpo. Confira nossas dicas e sugestões!
Quais alimentos são recomendados após o treino?
No pós-treino, é hora de repor a energia gasta e fornecer proteína para que o corpo aumente o volume dos músculos exercitados. De preferência, faça uma refeição completa, como almoço ou jantar. É possível comer uma salada de folhas verdes com arroz integral e frango grelhado ou um sanduíche de atum com alface e tomate, por exemplo.
Quem só puder fazer um lanche rápido após o exercício pode optar ainda por uma vitamina de frutas mais calóricas, como o abacate, ou mesmo um copo de açaí.
Veja a seguir outras sugestões de cardápios para o pós-treino de quem deseja emagrecer
– Omelete com 2 claras, 1 fatia de queijo branco, salada de folhas escuras e 1 banana;
– Ou uma porção pequena de arroz integral, uma porção pequena de feijão e um peixe magro e rico em ômega 3, como atum ou salmão;
– Ou sanduíche com pão 100% integral, recheado com queijo branco light e salada de folhas com cenoura.
Agora, se o foco é ganhar massa muscular, confira nossas sugestões de cardápio para o pós-treino
– 2 pedaços pequenos de batata-doce com filé de peito de frango grelhado e salada de folhas à vontade;
– Ou cenoura e beterraba cruas raladas, com 4 porções de arroz integral e ovos mexidos;
– Ou purê de batata-doce com um pedaço de carne magra e legumes cozidos.
Para a sobremesa, em ambos os casos, prefira as frutas. De preferência, deixe para comê-las um tempo após a refeição, já que a soma calórica pode atrapalhar sua busca por resultados.
Existem alimentos pra comer durante o treino?
Na hora do treino, o mais importante é manter a hidratação. Se o exercício dura menos de uma hora e não é muito intenso, beber água já é suficiente. Em treinos mais longos e mais cansativos, pode ser necessário ingerir bebidas com eletrólitos e açúcares, como a água de coco. Esse tipo de líquido ajuda a manter o organismo funcionando de maneira regular.
Atletas profissionais, que disputam competições em alguma modalidade, precisam de suplementações específicas. Elas são determinadas por um especialista em nutrição esportiva, de acordo com a prática.
Quando ingerir suplementos alimentares?
Suplementos alimentares, como BCAA ou whey protein, só devem ser ingeridos sob orientação de um especialista em nutrição, seja nutricionista ou nutrólogo. Ele vai avaliar o seu estado nutricional a fim de propor uma dieta e dizer se os suplementos são realmente necessários. O profissional também deve decidir quando e em qual quantidade eles devem ser consumidos.
Saber o que comer antes e depois do treino é fundamental para alcançar os seus objetivos. De qualquer forma, é importante cuidar da alimentação também no dia a dia, já que todas as refeições são importantes para quem deseja emagrecer e/ou ganhar massa.
E aí, gostou das nossas dicas sobre o que comer depois dos seus treinos? Confira também nossas sugestões de cardápio para o seu pré-treino e boa academia!