Dicas de treino funcional para fazer em casa
Excesso de trabalho, rotina corrida e outros motivos podem, muitas vezes, dificultar o deslocamento à academia, mas também existem alternativas para quem busca manter seu treino em dia sem sair de casa. Como uma ótima opção pela facilidade de ser feito em diferentes locais, e até sem necessidade de equipamentos de ginástica específicos, os exercícios funcionais promovem um alto gasto calórico, ajudam no fortalecimento muscular, no trabalho do sistema cardiorrespiratório e na coordenação motora.
Confira as dicas que preparamos com 7 exercícios funcionais que podem ser feitos em casa ou ao ar livre para facilitar no seu dia a dia, mas não se esqueça: independente do local do seu treino, sempre é recomendado ter o acompanhamento e a orientação de profissional de educação física durante o seu treino.
Vamos lá? Aproveite as nossas dicas para suar a camisa e bom exercício!
1. Polichinelos
Clássico em aulas de educação física, treinos em academias, entre outras ocasiões, os polichinelos são muito eficazes para aumentar a frequência cardíaca de qualquer pessoa sem a necessidade de nenhum equipamento. Mexer o próprio corpo é tudo que você precisa para fazer esse exercício, que também é uma ótima alternativa para fazer o aquecimento antes do treino.
2. Prancha do tipo plank jacks (Prancha abrindo e fechando as pernas)
Combinação de cardio e fortalecimento do braço e do abdómen, o plank jacks pode ser iniciado como uma prancha normal e depois deve-se saltar abrindo os dois pés para o lado com um movimento fluido. Depois é saltar novamente e trazer os pés de volta à posição inicial, enquanto se mantém a prancha e também se contrai a região do core.
3. High knees (Skip elevando a perna)
Pense no skip elevando as pernas como uma versão intensa de correr sem sair do lugar. Para realmente se esforçar durante esse exercício funcional, mantenha as mãos elevadas na altura da cintura com as palmas para baixo e tente fazer o joelho alcançar a palma da sua mão a cada movimento.
4. Pular corda
Pular corda é um dos exercícios de condicionamento mais conhecidos. Você frequentemente verá boxeadores pegarem uma corda como parte de seus treinos – é uma boa opção de aquecimento antes do treino. Mas esse exercício pode ser feito com ou sem uma corda real, basta imitar o movimento de pular corda e você ficará suado depois de alguns minutos!
5. Mountain climbers (Escaladores)
Os escaladores não são apenas um ótimo exercício funcional, como também ajudam a fortalecer a região do abdômen! O exercício inicia na postura da prancha e você realiza o movimento de puxar a perna ao peito, alternadamente, você pode aumentar a velocidade como numa corrida e, assim, elevar sua frequência cardíaca e a intensidade do exercício, ou pode mover as pernas para frente e para trás uma de cada vez para um treino de baixo impacto. De qualquer maneira, você sentirá o exercício agir!
6. Jump lunges (Avanço pulando)
Quando feitos da maneira correta, o exercício de avanço normal não apenas trabalhará os músculos das suas pernas, como também vai atuar no abdômen e vai te ajudar a ter mais equilíbrio. Adicione saltos alternando as pernas para obter todos esses benefícios e ainda aumentar sua frequência cardíaca. Apenas certifique-se de fazer alguns exercícios de alongamento adequados depois.
7. Burpees
Nenhuma lista de exercícos funcionais está completa sem os burpees. Este exercício de corpo inteiro desafia você mental e fisicamente e com certeza fará seu sangue bombear da cabeça aos pés!
E não se esqueça: para o seu treino ter um bom resultado é fundamental cuidar da sua alimentação pré-treino. Confira nossas dicas com o que comer antes de ir à academia ou se exercitar.