Musculação: qual é o melhor horário para treinar?
A busca pelo horário ideal para treinar musculação é uma dúvida frequente porque o horário que você vai à academia pode impactar diretamente seu desempenho, resultados e até sua motivação.
Muitas pessoas da área do esporte e da saúde afirmam que a escolha do horário ideal depende de fatores como o relógio biológico, a rotina diária e até os objetivos de treino. Treinar de manhã, tarde ou noite oferece diferentes benefícios, e entender essas nuances pode ajudar a otimizar seus resultados na musculação.
Mas o horário do treino influencia nos resultados?
Sim, o horário do treino pode influenciar no seu desempenho e resultados. Nosso corpo possui um ritmo circadiano, um relógio biológico interno que regula diversos processos fisiológicos, incluindo hormônios, temperatura corporal e níveis de energia. Esses fatores podem variar ao longo do dia, impactando diretamente na sua capacidade de treinar, alcance de resultados e até na prevenção de lesões.
Quais são os horários mais comuns de treino?
Treino pela manhã
Treinar logo cedo tem a vantagem de garantir que o exercício seja feito antes que outros compromissos interfiram. Quem treina de manhã costuma sentir mais energia e foco durante o dia. Além disso, estudos sugerem que o metabolismo pode ser acelerado nas primeiras horas, favorecendo a queima de gordura.
Benefícios:
- Aumento da energia e disposição logo pela manhã.
- Melhora do metabolismo e queima de gordura.
- Maior facilidade para manter a rotina de treinos.
Desafios:
- Pode exigir mais tempo para se preparar e se alimentar antes do treino.
- Alguns músculos podem estar mais rígidos pela manhã.
Treino à tarde
A tarde é um horário ideal para muitos, pois o corpo já está bem acordado, e a temperatura corporal atinge seu pico, o que pode melhorar o desempenho físico. A força muscular e a flexibilidade tendem a ser maiores à tarde, e isso pode facilitar o levantamento de pesos mais pesados, favorecendo o ganho de massa muscular.
Benefícios:
- Músculos aquecidos após as atividades do dia.
- Maior força e potência muscular.
- Flexibilidade muscular aumentada.
Desafios:
- Pode ser mais difícil encontrar tempo para treinar devido a compromissos.
- O calor pode influenciar negativamente o desempenho.
Treino à noite
Para quem tem uma rotina agitada, o fim do dia pode ser o momento perfeito para treinar. Embora haja o receio de que o exercício tarde atrapalhe o sono, pesquisas indicam que, se o treino for feito algumas horas antes de dormir, pode até melhorar a qualidade do sono. Além disso, para algumas pessoas, treinar à noite ajuda a liberar o estresse acumulado durante o dia.
Benefícios:
- Ajuda a aliviar o estresse e a tensão acumulados durante o dia.
- Melhora a qualidade do sono.
- Maior coordenação motora e flexibilidade.
Desafios:
- Pode dificultar o sono se o treino for muito intenso ou próximo da hora de dormir.
- Dificuldade em encontrar academias abertas.
O que considerar para escolher o horário do seu treino?
Cronotipo
O cronotipo é a propensão natural do corpo para ser mais ativo em determinados horários do dia. Pessoas “matutinas” podem ter um desempenho melhor de manhã, enquanto pessoas “noturnas” podem se sentir mais produtivos à noite.
Rotina pessoal e compromissos
É importante escolher um horário que se encaixe bem na sua agenda diária. Isso aumenta a chance de manter a regularidade, um dos fatores mais importantes para alcançar resultados.
Objetivo do treino
Dependendo do objetivo — emagrecimento, ganho de força ou hipertrofia —, o horário pode influenciar. Quem deseja queimar mais calorias pode preferir treinar de manhã, enquanto os que buscam força podem optar por horários à tarde, quando os músculos estão mais aquecidos.
Preferência pessoal
Fator fundamental é saber que o horário escolhido para treinar se adapte ao seu estilo de vida e às suas preferências pessoais. Não adianta escolher o “melhor horário” se você não se sentir com motivação para treinar nesse momento.
Academia e local do treino
Até na questão das preferências pessoais, é importante se sentir bem e confortável na hora escolhida do treino. Por isso, fatores como a quantidade de pessoas e companhias da academia que você frequenta poderão influenciar diretamente a sua escolha de horário. Considere quais são os horários que você se sente melhor para treinar na sua academia.
Não existe um horário universalmente melhor para treinar musculação. Cada pessoa deve levar em conta fatores como o seu cronotipo, a rotina e as metas pessoais.
O mais importante é que, independentemente do horário, você mantenha a regularidade. Afinal, o segredo está menos no “quando” e mais no “como”: treinar de forma constante é o que realmente trará resultados sólidos.
Está começando seus treinos ou está precisando de uma ajuda para manter a frequência na academia? Nosso aplicativo conta com diferentes academias para você treinar sem mensalidade e nenhum valor fixo, pagando apenas a diária do seu treino com um preço justo em diversos locais. Cadastre-se agora para baixar a Opengym e criar sua conta totalmente grátis.