Muay Thai, boxe ou jiu-jitsu: qual luta emagrece mais com 1 a 3 treinos semanais?

Se você quer emagrecer, mas não curte treinos repetitivos ou academias convencionais, as lutas podem ser uma ótima alternativa. Muay Thai, boxe e jiu-jitsu são esportes que envolvem o corpo inteiro, elevam a frequência cardíaca, queimam muitas calorias e ainda ajudam a aliviar o estresse.

A boa notícia é: mesmo com 1 a 3 treinos por semana, já é possível perceber resultados reais no processo de emagrecimento.

Neste artigo, vamos mostrar como cada uma dessas lutas ajuda na perda de peso, os benefícios extras que oferecem e responder de forma prática: qual luta emagrece mais?

 

Toda luta ajuda a emagrecer?

Sim! Toda luta oferece diferentes benefícios e pode ajudar no emagrecimento, desde que seja praticada com intensidade e frequência. A perda de peso acontece quando o corpo gasta mais calorias do que consome, e as lutas aceleram esse gasto calórico ao envolverem movimentos explosivos, força, resistência e até exercícios aeróbicos.

Além disso, treinar luta aumenta o metabolismo, promove ganho de massa magra e reduz o estresse — fatores que também favorecem o emagrecimento. Mesmo com 1 a 3 treinos por semana, se houver regularidade e uma boa alimentação, os resultados aparecem.

 

Como o Muay Thai ajuda no emagrecimento

O Muay Thai é um dos estilos mais intensos. Também conhecido como a “arte das oito armas”, ele utiliza socos, chutes, joelhadas e cotoveladas. Um treino de Muay Thai pode queimar entre 700 a 1.000 calorias por aula, dependendo da intensidade.

Além da queima calórica, o Muay Thai melhora o condicionamento físico, trabalha força e resistência muscular e ajuda no controle emocional. É ideal para quem busca emagrecer com treinos mais dinâmicos e explosivos.

 

Como o Boxe contribui para perder peso

O boxe foca mais em socos, deslocamentos e agilidade. Um treino típico inclui aquecimento com corda, sombra, saco de pancadas e exercícios de resistência. A queima calórica pode variar entre 500 e 800 calorias por treino.

É uma ótima escolha para quem quer melhorar o cardio, a coordenação motora e aliviar o estresse. Mesmo com 2 ou 3 sessões por semana, já é possível observar perda de gordura corporal, principalmente quando combinado com boa alimentação.

 

E o Jiu-jitsu, ajuda a emagrecer?

Sim, e muito. Embora o Jiu-jitsu tenha menos movimentos explosivos, ele exige força, técnica e esforço constante. Cada rola (luta) gasta bastante energia, podendo queimar entre 400 a 700 calorias por treino, dependendo da intensidade.

Além disso, o Jiu-jitsu melhora o tônus muscular, trabalha o core, aumenta a resistência física e traz um alto gasto calórico mental também, já que é uma luta estratégica. Para quem não gosta de treinos aeróbicos tradicionais, é uma excelente forma de emagrecer de forma indireta.

 

Qual luta emagrece mais com 1 a 3 treinos por semana?

Depende do seu perfil e da intensidade dos treinos. Mas de forma geral, o Muay Thai tende a ser o mais eficiente para a queima calórica, seguido pelo boxe e, por último, o jiu-jitsu — embora este também tenha grande impacto na composição corporal.

No entanto, o mais importante é escolher a luta que mais combina com você. Afinal, consistência é a chave. Se você gostar do que está praticando, vai manter a frequência, e isso é o que realmente garante resultados.

 

Dicas para emagrecer com lutas:

 

Qual é a melhor luta entre muay thai, boxe e jiu-jitsu?

Não existe uma resposta objetiva sobre qual luta é a melhor entre muay thai, boxe e jiu-jitsu. O segredo está na regularidade e na qualidade dos treinos. Escolha a luta que mais combina com o seu estilo e se movimente com prazer.

Ainda tem mais, não se esqueça de que combinar musculação com a sua luta pode ajudar nos resultados pelo cross-training e você pode treinar em qualquer academia sem pagar mensalidade com nosso aplicativo Opengym. É só criar uma conta grátis e aproveitar!

 

Inscreva-se grátis em nossa newsletter.